08 outubro, 2015

A MÁQUINA DE PROPAGANDA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Hoje em dia, os clubes fazem-se valer dos mais diferentes meios para fazer chegar a sua mensagem aos adeptos e todas as instâncias associadas ao futebol e desporto em geral.
Com a existência dos departamentos de comunicação, os sites e redes sociais, bem como newsletters, blog's e afins, tudo serve para comunicar.

No entanto, não sejamos ingénuos: pelo ainda enorme número de espetadores, pelo impacto que a televisão continua a ter, os programas dos comentadores paineleiros dos 3 grandes, continua a ser um veículo fortíssimo de comunicação. Nesse particular, acho que o nosso clube está a passar ao lado, por comparação com o rival de carnide.

Na génese destes programas, deveria estar a opinião de adeptos comuns que, dentro do seu natural fervor clubístico, fossem lançando os seus bitaites sobre os mais diversos temas. A verdade é que, especialmente o 5lb, passou a aproveitar estes programas para articular um discurso de guerrilha e tudo no mesmo sentido, condicionar árbitros, jogadores e demais intervenientes no jogo, bem como, criar as maiores falácias e/ou desculpas para as suas falhas, passando sempre a imagem da idolatração ao seu presidente orelhudo.

Simultaneamente, julgo que estamos a responder com “fisgas” aos “canhões” que temos pela frente!
Atente-se ao perfil dos 3 comentadores encornados dos 3 principais programas.
João Gobern: O obeso da Póvoa de Varzim, “unha e carne” com João Malheiro (antigo papagaio oficial do 5lb) e lacaio de Carlos Daniel, acede a toda a informação interna do seu clube, não só através dos contactos anteriormente referidos, como também tendo por base um passado de jornalismo que lhe permite ter contactos nas mais diferentes áreas relacionadas com o desporto.
Rui Gomes da Silva: O anão Nortenho, fazendo parte dos corpos sociais encornados, tem acesso a imensa e diária “inside information”, pode e deve estar alinhado com a estratégia interna do clube e seu discurso externo, bem como à idolatração da actual direção... bruxo, se até faz parte dela...!!!!!!
Pedro Guerra: Bem, quanto ao diretor de conteúdos da btv, então aí nem vale a pena explicar... é a máquina de propaganda no seu melhor. É obviamente impensável que qualquer pessoa normal e com profissão, tivesse a capacidade de preparação para um programa como aquele obeso tem. Ele são fotografias, gráficos, tabelas, cadernos de apontamentos, recortes de jornais, informações detalhadas sobre contas e processos em tribunal dos outro clubes... bem, um fartote, só naturalmente ao alcance de quem tem alguém que lhe prepara tudo aquilo.
Mediante isto, é óbvio que o “manto protetor” ganha maior dimensão com as mentiras que, repetidas muitas vezes, correm o risco de passar a ser meias verdades, com um discurso idêntico, propagandista, e sempre em linha com as pretensões encornadas, o que depois condiciona (caso tal ainda fosse preciso!!!) ainda mais a já subserviente comunicação social cá do burgo.
Esta sim é a verdadeira máquina de propaganda lampiã, com repercussão e acção diária, na conjugação paineleiros/comunicação social.

É que ao mesmo tempo olhamos para nós e o que vemos? Um humorista (Manuel Serrão) que apresenta uma enorme falta de preparação para responder a coisas, algumas delas, absolutamente básicas; Um político (Guilherme Aguiar) que cede ao medo barato de não molestar muito ninguém por querer aceder a um “tacho” qualquer político ou desportivo, e como tal não pode molestar ninguém (fica célebre a frase de Rui Gomes da Silva “Cuidado Guilherme, olhe os seus eleitores benfiquistas de Gaia”); e por fim, Miguel Guedes, claramente o melhorzinho de todos, mas até pelo seu percurso e passado profissionais, longe de ter a informação e chegar onde os outros chegam.

Perante isto, em meu entendimento, o nosso clube deve-se posicionar no sentido de combater a máquina de propaganda. Como referi no início, a índole destes programas não passa por ter transmissores oficiais da voz do clube a debitar informação. Mas mediante o cenário que o nosso adversário criou, acho que já chega de responder com “fisgas” a “canhões”. E seria fácil... tão fácil! Bastava que fossemos “abastecendo” os nossos paineleiros com informação pertinente e relevante, e que os mesmos a fossem lançando na tv. A pressão que ocorreu antes de um jogo, a confusão num túnel, a conversa com um árbitro, a tentativa de condicionamento a um delegado, enfim, tudo aquilo que nos meandros se vai sabendo, bastava colocá-los nas mãos e boca de quem depois o dissesse em voz alta para todo o país ouvir.

Meus amigos, conforme ainda ficou provado no circo de 2ª feira da tvi24, a televisão continua a ter um poder brutal. Desaproveitá-lo enquanto outros fazem o contrário, é desaproveitar a possibilidade de, forma simples e eficaz, chegar simultaneamente a milhões de pessoas. E ainda por cima num clube como o nosso, que em termos comunicacionais sempre viveu da figura do nosso presidente, e sendo cada vez menos frequentes as suas aparições públicas, julgo que está mais do que na hora de explorar este canal e abrir guerra clara à máquina de propaganda que nos entra pelos olhos e ouvidos dentro.

Um abraço, até dia 17 no sítio do costume!

3 comentários:

  1. compreendo o que dizes, mas por mim até pedia aos nossos adeptos residentes para os abandonarem. antes nada que lutar contra aquilo.

    ResponderEliminar
  2. É normal um elemento de um canal (neste caso BTV) participar em programas de canais concorrentes?
    É costume alguém da SIC participar em programas da TVI ou da RTP e vice-versa?!!
    Este tipo de promiscuidade serve a quem?
    Não haverá aqui uma clara violação deontológica não só de quem participa, mas sobretudo de quem permite uma coisa destas? (claro que a peixeirada na qual o Pedro Guerra é especialista vende, e muito, mas deveria haver limites para a falta de decoro).

    Isto não passam de perguntas retóricas porque sabemos que somos o único país do mundo onde um clube não só transmite os próprios jogos no seu canal, como se dá ao luxo de comprar (não se sabe a troco de quê) jogos de clubes dos quais são concorrentes em determinadas competições.

    Sempre que o Pedro Guerra usa a palavra "Verdade" (e, ó se usa!!!) deveria ter um pingo de vergonha naquela cara obesa.

    ResponderEliminar
  3. Quando temos um símbolo como Rodolfo, a atacar o nosso Treinador constantemente,e a bajular o mestre da tática semanalmente,acho ainda pior.
    Quanto aos 3 Senhores Portistas que referiu, o tacho é garantido, e isso chega-lhes.
    Abraço a todosos Portistas

    ResponderEliminar